Quais são os diferentes tratamentos de verrugas disponíveis?


Tratamentos médicos

Se não tem a certeza se uma condição de pele é uma verruga, ou se os tratamentos caseiros aplicados conforme indicados não funcionam, recomendamos que vá ao médico.


Crioterapia: Na criocirurgia, ou congelamento das verrugas, é aplicado nitrogénio líquido a uma temperatura de -196° C. Uma ideia errada que a maioria das pessoas tem é que pensam que a verruga é congelada ou queimada de imediato. Isto não é verdade, congelar devagar quebra a pele e forma-se uma bolha à volta da verruga. O tecido morto cai passada uma semana.
O congelamento pode causar um pequeno desconforto, mas é um dos tratamentos mais eficazes que existe. Não deixa cicatriz e não há o perigo de espalhar o vírus da verruga. De facto, também tem um efeito de confundir o vírus. A crioterapia tornou-se assim o tratamento médico padrão para remover verrugas. As verrugas maiores podem precisar de vários tratamentos, com três ou quatro semanas de intervalo entretanto.


Cortar a verruga: A excisão cirúrgica de verrugas tem uma elevada taxa de sucesso. Existe algum desconforto com este procedimento e leva várias semanas até que a área cure por completo. Os riscos associados à remoção cirúrgica de verrugas são a possibilidade de infecção, ou formação de cicatriz.


Queimar ou electrocauterização: A electrocauterização é um método que destrói tecido com electricidade. Uma pequena sonda com corrente eléctrica é utilizada para destruir o tecido. Queimar as verrugas é muitas vezes eficaz, mas deixa cicatriz.


Laser: A cirurgia a laser usa um feixe de luz intenso para queimar e destruir o tecido da verruga. Poderá ser usada anestesia local ou geral. A cirurgia a laser poderá ser utilizada quando as verrugas são grandes ou estão muito espalhadas. Normalmente, a cirurgia a laser não causa cicatriz. A ferida irá ser dolorosa durante alguns dias após a cirurgia e poderá haver um ligeiro risco de infecção associada à cirurgia a laser.


Aplicar cantaridina: Com este tratamento, o médico "pinta" o químico na verruga. Irá apenas sentir uma pequena dor e a verruga irá transformar-se em bolha cerca de 3 a 8 horas após o tratamento. Quando regressar ao seu médico, ele irá remover a pele morta da verruga.



Estão disponíveis medicamentos sem receita médica na farmácia

Ácido salicílico: Existe uma vasta variedade de cremes, géis, loções e gessos medicinais disponíveis nas farmácias. A maioria contém ácido salicílico como o seu ingrediente activo. O ácido salicílico destrói a pele fina que faz parte da verruga. Isto pode depois ser friccionado com uma pedra de esmeril ou pedra-pomes. Outros químicos, incluindo formaldeído e glutaraldeído, trabalham da mesma maneira. Contudo, os químicos também podem destruir pele saudável, por isso é importante proteger a área à volta. Para obter bons resultados, deve aplicar o ácido todos os dias e friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lima ou pedra-pomes. Este tratamento pode levar muitas semanas, até mesmo meses.


Crioterapia: O método de congelamento, usado com sucesso pelos médicos, está agora disponível nas farmácias. Este sistema inovador congela as verrugas comuns e dos pés com segurança e facilmente em casa, em apenas um tratamento e tornou-se imensamente popular.


Os medicamentos sem receita médica menos usados são a fita Duct, que cobre e provoca irritação na verruga e a pele à volta, fazendo com que o corpo a ataque, ou o lápis cutâneo de nitrato de prata, um tratamento que também queima as verrugas.



Início>











FALE COM O SEU FARMACEUTICO